Ads 468x60px

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Inep investe R$ 3,7 milhões em lacres eletrônicos para segurança do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai investir R$ 3,7 milhões em lacres eletrônicos para os malotes em que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão transportadas. O valor do contrato com a empresa RR Donnelley Editora e Gráfica foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (31).
Os dispositivos eletrônicos registram o horário em que as provas são lacradas nos malotes na gráfica e, posteriormente, o horário que eles os malotes serão abertos no local de aplicação das provas. O objetivo do Ministério da Educação é coibir fraudes.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, os lacres estarão em 100 mil malotes de prova, um quarto do total. Ainda, de acordo com o governo, esta será uma forma de testar a ferramenta que é usada pela primeira vez. O aplicador não tem com saber se o seu malote está lacrado ou  não.
O Enem será aplicado neste sábado (3) e domingo (4). Há mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos. Desde que se tornou canal de acesso às universidades públicas há três anos, as edições do exame foram marcadas por problemas. Em 2009, o Enem precisou ser cancelado e em seguida reaplicado após vazamento de provas. Em 2010, houve falha na impressão de algumas provas e inversão dos gabaritos. Em 2011, alunos de um colégio particular de Fortaleza receberam questões da prova antes de outros candidatos e tiveram de refazer o exame. Mais tarde, indentificou-se que as perguntas estavam em um pré-teste aplicado na escola anteriormente.

Fonte:G1

0 comentários:

Postar um comentário