Ads 468x60px

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O professor Iweltman Mendes lançará livro sobre a História da Educação Piauiense

O professor da UFPI, Iweltman Mendes, lançará livro sobre a História da Educação Piauiense,
O livro é um estudo sobre a manutenção e o financiamento da educação piauiense nos períodos históricos: Colônia (1711–1822), Império (1822–1889) e República, tendo como espaço de análise a Capitania/Província/Estado do Piauí, em um corte
cronológico que se estende de 1711(chegada dos jesuítas à Capitania) aos dias atuais.
A investigação de como se deu o processo de manutenção e financiamento da educação colonial, imperial e na República no Piauí, numa região, que por séculos constituiu-se na capitania, província e posteriormente em um dos estados mais pobres da Federação Brasileira. Pesquisa de relevância significativa, visto que, as abordagens feitas em obras sobre a história da educação no Brasil, assumem contornos nacionais, onde contribuições para a reconstrução dessa história, oriundas de regiões periféricas dos grandes centros de decisões, como o Piauí, não figuram nesses trabalhos.
O Professor realizou uma pesquisa histórica, tendo como referências e recursos primordiais às fontes primárias, especificamente, Atos e Provisões Régias, Leis Provinciais, Decretos Imperiais, Leis e Regulamentos do primeiro período republicano e Anais das constituintes de 1823, 1891, 1934, 1946, 1967 e 1988.
Outras fontes levantadas e interpretadas foram fontes hemerográficas, literárias e fotográficas, num esforço da melhor caracterização da realidade de cada período histórico pesquisado, para compreensão de todo o processo educacional desenvolvido no Piauí. Uma obra de fôlego que com certeza se tornará uma referência na historiografia da educação piauiense.
com informações:portalcostanorte
Fonte: portalparnaibanoticias

0 comentários:

Postar um comentário