Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fumaça saindo do purgatório, assuta moradores no Pauí



A 4 km ao norte da Comunidade Brejinho, no município de Assunção do Piauí/PI, há mais de um mês surgiu do fundo de uma caverna, uma grande fumaça vinda do interior do morro, de forma continua e muito acelerada, a fumaça apresenta um forte cheiro de enxofre, arde nos olhos e sai em forma de vapor.
Só vendo para crer, mas o fenômeno tem despertado curiosidade e está causando susto aos moradores que vão ao local para conferir. 
De acordo consulta aos populares da região, ninguém andou pelo local e, vendo de perto podemos constatar que a fumaça não é de um fogo normal, nem tanto está vindo de um local próximo da superfície.
Na opinião de Evaldo Miguel Reis, que trabalha em mineração, o fenômeno pode ser depósitos de restos vegetais no subsolo e em sua decomposição desprendem gases que terminam encontrando uma fenda e assim vazando para a superfície. 
Os mesmo em contato com o oxigênio podem entrar em combustão e produzir o fenômeno que está registrado nas imagens. “Existe a possibilidade de ser de origem vulcânica, porem muito rara", disse ele.
Muito antigamente, de acordo com moradores mais velhos na região, a caverna foi habitada por primitivos que, inclusive, deixaram sinais nas pedras e, agora o vapor da fumaça trás um corante parecido com aqueles que os primitivos usaram para fazer as gravuras nas pedras.
Em virtude de outros sinais (ou assombrações) que apareciam ali, o local foi apelidado de “purgatório” e o nome é bem sugestivo mesmo, porque no alto do morro a paisagem apresenta o formato da boca de um vulcão, algo muito sinistro, que revelam de um lado o super aquecimento da terra e de outro lado um dos sinais do “fim do mundo”. 
A população de Assunção do Piauí está abismada com o fenômeno e visitando o local a todo o momento a fim de tentar entender realmente do que se trata. 

0 comentários:

Postar um comentário