Ads 468x60px

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MB Rivelino Moura participa de Curso de Resgate Veicular Avançado

O Major do Corpo de Bombeiros de Parnaíba - Piauí, Rivelino Moura, participou de um Curso Avançado de Extração e Estricção Veicular, ou “Curso de Resgate Veicular Avançado”, ministrado pela Organização Interamericana de Bombeiros.O oficial foi o primeiro Bombeiro do país a participar do referido curso que foi realizado na cidade de Miami, na Flórida, Estado Unidos da América em III Edição no período de 15 a 21 de outubro de 2012.

Em entrevista exclusiva ao
Proparnaiba.com Rivelino Moura disse que, o que motivou sua participação no curso foi a visão técnica profissional. “Precisávamos melhorar no atendimento a população, em ocorrências graves, em que estas eram vitimadas por acidentes automobilísticos, um grande mal que assola a população não só parnaibana, mais do estado e do país. Ocorrências em que as vitimas ficam presas nas ferragens, e necessitam serem resgatadas com técnicas que diminuam os riscos de agravamento das lesões existentes. O que podemos comprovar pelas ultimas ocorrências atendidas nas proximidades da cidade de Parnaíba, que envolveram caminhões, veículos de passeios, e em alguns destes com mais de uma vitima presa nas ferragens, que foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, em um tempo muito grande, que poderia ser bem reduzido se tivéssemos técnicas melhores”.
Para participar do curso, Rivelino se programou por cerca de oito meses, conseguindo passagens antecipadas mais em conta, e a participação no curso foi incluído como um pacote, com inscrição, transporte e estadia juntos, somando um valor de mais de seis mil reais.
Mas Rivelino confessa que, a dificuldade real foi antes de viajar, pois, teve de economizar um pouco a mais e conseguir apoio financeiro para passagens e estadias. “Devo aos amigos o apoio, pois, ajudaram, se sensibilizaram  e contatados pelo Sr. Vigerlênio Machado, empresário de Parnaíba da empresa Liguigás, se dispuseram em contribuir com a minha participação, como: o Sr. Jaime da empresa Nova Schin, o empresário Jordí,da empresa Cobrasil, o empresário Marcio Merval da empresa Arroz Longá e postos Merval e o empresário Gerardo da empresa casa o Toureiro. Amigos, que também se preocupam com a segurança da população parnaibana”.

“Antes de viajar, procurei saber um pouco de inglês e essa dificuldade foi contornada. Um dos instrutores me facilitou em muito, pois este teria vivido no Brasil e tudo ficou mais fácil. A prática de Inglês e as palavras não são as usuais normalmente em inglês, são palavras técnicas direcionadas as praticas de resgate”.
Rivelino conta que o curso seguiu em ritmo intensivo durante todo o período de 15 a 21 de outubro, com 20% técnica e 80% pura prática. Começava as 07:30 da manhã, com intervalo de uma hora para almoço e seguia até às 20:00h. Durante o curso eram demonstradas técnicas que eram aplicadas imediatamente, com a montagem de diversos cenários, possíveis acidentes e a aplicação da técnica demonstrada. “Chegamos a cortar mais de 40 veículos e vans (no Brasil seriam considerados novos), um ônibus e um caminhão. Essa aplicação de prática seria quase impossível no Piauí, pela dificuldade de números de veículos para se praticar”, comentou.
Qual o favorecimento que o curso traz?
"Poder participar de um curso deste nível, é uma situação impar na carreira. Não por ter sido o primeiro do Brasil a participar do referido curso, que foi realizado na III Edição, com 30 alunos. Pessoalmente, acho que o favorecimento é o de poder prestar sempre um melhor serviço de atendimento à população do estado, pois nós Bombeiros Militares, não podemos guardar o que aprendemos. Irei repassar aos membros da Corporação o que aprendi no curso. Já repassei ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros os pontos positivos e negativos do curso, e a proposta de instrução, pois precisamos melhorar sempre o atendimento dado à população".
Na instituição Corpo de Bombeiros, qual a aplicabilidade?
"A aplicação direta é no serviço de Resgate Veicular. São atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros a ocorrências que sempre são tratadas como gravíssimas, pois, as pessoas são atingidas de várias formas e com múltiplos traumas, ficando presas nas ferragens dos veículos, necessitando serem resgatadas com o máximo de cuidado e com as melhores técnicas, para não  correr riscos de agravamento das lesões, que podem deixar a vitima no mínimo paraplégica por um mal atendimento ou desconhecimento dos melhores e mais práticos procedimentos, e manter a grande aceitação do nome Corpo de Bombeiros pela população, que sempre acredita na instituição".
Diante do treinamento realizado, o Corpo de Bombeiros dispõe de equipamentos para por em prática o aprendizado no momento em que se fizer necessário?
"Em partes temos sim. Os principais como, desencarceradores hidráulicos já temos, mais necessitamos fazer a aquisição de alguns outros. Vale informar que não são equipamentos caros. O mais importante para aplicação das técnicas são bombeiros, que serão capazes de aplicarem diversas formas de resgate, pois nunca se encontra uma ocorrência igual à outra, mais o protocolo será sempre o mesmo".
Em algum momento pensou em desistir?
"É um conceito pessoal de nunca desistir, quando quero uma coisa faço tudo para conseguir, principalmente, em prol da profissão que me escolheu para ajudar a população. Já tenho a experiência de ter participado em outros cursos na área do serviço de Resgate Busca e Salvamento Bombeiro Militar, com mais dificuldades pela inexperiência ou pela exigência física, como: O Curso de Estruturas Colapsadas, realizado pela ONU na cidade de Brasília, o Curso de Resgate Técnico Vertical Avançado e outros".
Qual a maior lição que tirou do convívio com participantes de outras nacionalidades?
Éramos nove países participando do Curso: Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela, Equador, Colômbia, México e USA. A turma era formada por 30 alunos. Em alguns momentos, tinha que se falar em Português, em Espanhol e Inglês, em outros, só se gesticulava para chegar a solução de como se fazer a melhor estricção para extração das vitimas. A maior lição foi a de que, não importam os esforços para se ajudar a população, que em momentos difíceis pedem ajuda. Os Bombeiros em todos os países estão prontos para ajudar, alguns com  mais equipamentos modernos, outros com mais dificuldades. Mas, o objetivo será sempre o de ajudar a população.

Fonte: Proparnaiba.com
Imagens cedidas pelo Major Bombeiro Rivelino Moura

0 comentários:

Postar um comentário