Ads 468x60px

domingo, 21 de outubro de 2012

Moço de convés: profissão que anda atraindo parnaibanos



A profissão de moço de convés tem atraído muitos parnaibanos que desempenhavam outras atividades na cidade ou mesmo aqueles que encontrava-se desempregados.
Os salários são convidativos,podendo chegar a R$ 9 mil mensais. 
 
O ingresso
 
Para o ingresso na carreira é necessário concurso ao curso de Formação de Aquaviários (CFAQ II / III) ,que é realizado pela marinha, na categoria Moço de Convés.As prova são de português e matemática de nível Fundamental.O curso tem duração de 3 meses.
 
Hierarquia na Carreira: 
Moço de Convés com salario entre 2 e 3 mil 
após 4 anos - Marinheiro de Convés salario entre 2,5 e 4 mil
após 4 anos e curso de aperfeiçoamento - Contramestre salario entre 3 e 5 mil
após 4 anos e curso de aperfeiçoamento - Mestre de Cabotagem salario entre 4 e 6 mil
após 4 anos e curso de aperfeiçoamento - 2° Oficial de Nautica salario entre 7 e 9 mil - tempo total 18 a 22 anos. Cargo máximo da Carreira.
 
Pontos a acrescentar:
estabilidade? nao
militar? nao, civil.
escala de trabalho? 28 dias em mar por 28 dias em casa
 
Quais tarefas desempenha um MNC – Marinheiro de Convés? Seção Convés
Executa manobras de condução, atracação e desatracação, e serviços de manutenção em navios de longo curso,  cabotagem, offshore entre outros, lançando e recolhendo cabos e amarras e desempenhando tarefas de limpeza e conservação das superfícies e dos compartimentos da cobertura, segundo normas e regulamentos estabelecidos, para auxiliar a manobrar o navio e conservar o convés em perfeitas condições de apresentação e funcionamento
Descrição detalhada:
Manobra as amarras de bordo, lançando cabos no cabeço do cais ou passando-os nos guinchos, amarras, soltando-os e recolhendo-os, para possibilitar a atracação e desatracação da embarcação no cais; governa o timão da embarcação, fazendo quartos de leme, sempre que necessário, para conduzi-lo no rumo traçado; realiza serviços de vigilância, montando guarda em postos prefixados, para assegurar a boa execução das tarefas de rotina; controla o estado dos botes salva-vidas e dos equipamentos de segurança e de movimentação de carga, examinando as diferentes partes e efetuando os cortes e emendas de cabos e outros reparos necessários, para mantê-los em perfeitas condições de uso; auxilia o embarque e desembarque de passageiros e cargas, orientando sua movimentação, para possibilitar uma correta e rápida acomodação; executa a limpeza do convés, anteparas, tetos, instalações sanitárias e outros acessórios ou compartimentos, varrendo-os, lavando-os e polindo-os, para assegurar a higiene e boa aparência da embarcação; efetua a raspagem e pintura das superfícies metálicas, lixando-as e aplicando-lhes tinta, para protegê-las contra a ferrugem. Pode ser designado para uma das tarefas mencionadas, como orientar ou executar o embarque e desembarque de passageiros ou de cargas.
Lembrando que para chegar a Marinheiro de Convés é necessário tempo de embarque como Moço de Convés.

Fonte: portalparnaibanoticias

7 comentários:

SUPPER BLOGG disse...

É UMA VERGONHA! CAPITANIA EXIGE CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA ESTÁGIO, PORÉM, NENHUMA EMPRESA QUER DISPONIBILIZAR ESTÁGIOS PARA INICIANTES. COMO PRESTAR O CONCURSO SEM A CARTA? ENTREI EM CONTATO COM UMAS 15 EMPRESAS E COM SINDICATOS, PROBLEMA NÃO TEM SOLUÇÃO!

Curso moço de convés braspanama disse...

Qual as datas das turmas?

Unknown disse...

boa noite eu quero fazer o curso de moco de convés mais não tenho carta de indicação, me disseram q a empresa braspanama da o curso sem carta de indicação sera que e confiável gostaria de saber se alguém fez por essa empresa

lemos disse...

criado pra todo o serviço de convés....

longeda mulher, vai ser chifrudo ainda por
cima

Anônimo disse...

Furada, amigo, procure a Diretoria de Portos e Costas e pergunte sobre está empresa.

Lucivando melo disse...

Obrigado amigo eu quase cai nessa

Unknown disse...

Furada amigo

Postar um comentário