Ads 468x60px

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Escola comemora Dia da Consciência Negra com atividades culturais


 
O Centro de Ensino Médio Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo, antiga Unidade Escolar Lima Rebelo, localizado na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, realizou na manhã desta terça-feira (20/11), atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra comemorada neste dia.


O projeto realizado com os alunos do centro de ensino teve como tema, “De todas as raças nasce um Brasil Africano”, onde houve apresentação de danças, grupos culturais que fazem parte da escola. Um deles apresentou “Maculelê”, que foi em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões.

Houve entre as atividades, exposições de pinturas, ervas medicinais, musica ao vivo, comidas típicas, entre outras coisas que representam a cultura africana e a importância desta para a formação de identidade do Brasil.



De acordo com a professora, Francideia Carvalho, há mais de um mês a escola tem trabalhado com o projeto e que teve como principal objetivo, resgatar a importância da cultura afro na formação da identidade nacional. “Muitas pessoas ainda olham para a cultura africana de maneira preconceituosa, sem perceber que esta faz parte do nosso cotidiano”, disse.

O estudante Mateus Silva disse que a importância do evento se deve à busca de conhecimento através do projeto com relação à cultura tão discriminada no país. “O projeto consiste em trabalhar no âmbito escolar através de uma disciplina extracurricular os valores dentro da escola, onde os alunos trabalham diretamente nas atividades, interagem e adquirem conhecimento sobre o tema abordado”, declarou.

Outro aluno do centro de ensino, disse que o evento tem grande relevância para conscientizar as pessoas sobre a importância da cultura africana no Brasil e que a população precisa absolver que o país tem uma identidade advinda da miscigenação.

/

0 comentários:

Postar um comentário