Ads 468x60px

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Piauí:Por patrocínio, corredora mais rápida do NE vira catarinense



/
Imagem: Web
Piauiense de Santa Catarina. Assim passa a ser conhecida a velocista Fernanda Araújo, mais rápida da região nos 100 e 200 metros rasos. Com registro transferido desde o ano passado na Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt -, pela primeira vez ela disputou o Troféu Norte-Nordeste como convidada. No último fim de semana, em Recife (PE), a teresinense foi a mais rápida novamente nas duas provas, mas não pode subir no pódio. Por isso, a delegação piauiense, que já era pequena, voltou com seis medalhas ao invés de oito.


Fotos: Fernando Soutello/AGIF/COB
 
Logo após ganhar o Troféu Norte-Nordeste do ano passado, Fernanda Araújo transferiu seu registro para Santa Catarina, onde disputou os Jogos Abertos daquele estado (JASC). Há dois anos, a Associação de Pais e Amigos de Brusque a garante uma bolsa-atleta de R$ 800 mensais.
 
"Todo ano eu estou renovando (com Brusque) porque aqui no Piauí não tem Bolsa Atleta de nada", reclama a velocista.
 
Enquanto a versão estadual do programa Bolsa Atleta está desativada, com promessa de retorno para janeiro de 2013, a lei municipal de Teresina, já sancionada, nunca saiu do papel. A alegação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer foi de que a liberação do recurso demorou e o período eleitoral impediria o pagamento.
 
"É muito difícil ter de transferir (o registro da CBAt). Mas quando não se tem alguma coisa aqui, é o jeito. O bom é que eu continuo a morar aqui. Eu continuo piauiense", acrescenta Fernanda.
 
Continua a morar e treinar. A jovem do bairro Todos os Santos, zona Sudeste de Teresina, não precisa se mudar para Brusque. Seu compromisso é disputar os JASC e outra competição estadual defendendo a cidade. Nas Olimpíadas Universitárias, por exemplo, a 10 vezes medalhista do evento defende a faculdade na qual estiver estudando no Piauí. No entanto, quando for para o Troféu Brasil de Atletismo, ao lado do seu nome aparecerá a sigla SC.
 
No início de novembro, nos Jogos Abertos de Santa Catarina, Fernanda Araújo conquistou quatro medalhas, sendo duas de ouro.
 
Medalhas e ausências
Fernanda Araújo, décima no ranking nacional de 2012 com tempo de 11seg64 nos 100 metros rasos, não foi o único desfalque do Piauí no Norte-Nordeste.
 
Cerca de 10 atletas ficaram de fora da competição. A Federação Piauiense de Atletismo não conseguiu apoio para enviar a delegação de ônibus até Recife.
 
Para compensar, o Piauí faturou seis medalhas, quatro delas de ouro. Cristiane Silva foi ouro nos 400 e 800 metros rasos. Suyanara Gomes levou prata nos 800m e bronze nos 400m. As duas treinam em Uberlândia (MG) convidadas pela CBAt. Kaio Guimarães também foi campeão nos 200 e 400 metros rasos masculino.
 
Fonte: Cidade Verde Esportes//

0 comentários:

Postar um comentário